Suriname: 24 curiosidades para conhecer o menor país da América do Sul
Que língua se fala no Suriname? Qual é a moeda local do país? Que estilo musical é mais tocado? Qual é a relação com a Holanda? Caso você já tenha se perguntado sobre estas e outras questões, podemos ajudar com as respostas.
1. Onde se localiza o Suriname?
O Suriname está localizado na parte norte da América do Sul, tem acesso ao Oceano Atlântico e faz fronteiras com Guiana, Guiana Francesa e Brasil. As suas dimensões são de 163.821 km², o que faz deste o menor país da América do Sul, sendo inclusive menor que o estado do Acre no Brasil!
2. Qual é a sua capital?
Paramaribo é nome da capital do Suriname, com aproximadamente 250 mil habitantes.
3. O seu passado histórico: qual é a ligação com a Holanda?
O Suriname passou por um longo período de colonização, com a intervenção dos ingleses e, a partir do final do século XVII, com o domínio definitivo dos holandeses no território. O país era, então, denominado de Guiana Holandesa.
Durante o período colonial, realizavam-se plantações de cana-de-açúcar e café, por meio da exploração do trabalho. Assim, foram levados, ao Suriname, pessoas africanas escravizadas e, posteriormente, asiáticos contratados para exercer o trabalho em precárias condições.
Em 25 de novembro de 1975, o Suriname tornou-se independente.
4. Qual é a relação entre as Guianas e o Suriname?
A Guiana e a Guiana Francesa são vizinhas do Suriname. A primeira passou por colonização inglesa e a segunda, Guiana Francesa, é até hoje território francês. Ambas com etnias variadas e processos históricos próprios, é possível afirmar que esta parte da América do Sul traz uma variedade multicultural diversa da realidade encontrada em outros países do continente.
5. Qual é a sua bandeira?
6. Qual é a sua população?
País considerado pouco populoso, são, ao todo, cerca de 580 mil habitantes. Apesar disso, há uma grande variedade de culturas convivendo no mesmo espaço.
7. Que etnias estão presentes?
- Hindustanis (descendentes indopaquistaneses): 37%;
- Crioulos (descendentes de africanos que foram escravizados): 31%;
- Javaneses (povos do sudoeste asiático): 15%;
- Quilombolas (também denominados de Maroons, descendentes de africanos que lutaram contra a escravidão e escaparam): 10%;
- Ameríndios (descendentes dos grupos indígenas locais): 3,7%;
- Chineses: 2%;
- Outros: 2% (dados de 2019).
Suriname é, então, um país multicultural, tendo o seu passado histórico refletido na diversidade populacional que atualmente reside no território
8. Quais línguas são faladas?
Neerlandês (idioma também falado na Holanda) é a língua considerada oficial, mas também são faladas no Suriname inúmeras outras línguas, em razão das diferentes etnias que residem no país. Assim, são línguas utilizadas:
- Sranan tongo (língua franca);
- Inglês;
- Português;
- Espanhol;
- Sarnami hindi;
- Javanês;
- Chinês (mandarim e hakka);
- Línguas indígenas.
Sim, são mesmo muitas línguas! Idiomas de cada canto do mundo (Ásia, África, Europa e Américas) num único país.
E você sabia que o Suriname é um dos únicos locais fora da Europa que o neerlandês é utilizado pela maior parte da população?
9. Quais são os pratos típicos de comida?
Como já vimos, embora o Suriname seja o menor país da América do Sul, há uma grande diversidade cultural e isto também se reflete na gastronomia. Entre os pratos típicos, podemos encontrar:
- Frango com arroz;
- Sopa saoto: caldo de carne, com verduras e ovo, acompanhado por arroz ou massa. Também encontrado na Indonésia;
- Pepre watra: sopa que contém algas e pimentões;
- Bami: macarrão de carne. Também encontrado na Indonésia;
- Tjauw min: noodles finos e marrons. Comum na China;
- Pom: prato feito com a raiz da planta Orelha de Elefante Arrowleaf;
- Roti: pão achatado, como o da foto abaixo. É típico da Índia;
10. Qual é a moeda do país?
Dólar do Suriname
11. Qual é o seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)?
Conforme dados de 2018, o Suriname tem 0,720 de IDH e ocupa a posição 100.
Em comparação, a Noruega tem o maior nível de IDH, com 0,955. O Brasil tem 0,759 de IDH, ocupando a posição 79 e o país com menor IDH é Níger, com 0,354.
12. No que se baseia a economia do Suriname?
A economia, que já foi principalmente baseada na agricultura, é hoje movimentada pelos recursos minerais, como ouro, alumínio e bauxita. Assim, há muitas pessoas que trabalham no garimpo desses minerais.
13. Como é o clima?
Tropical quente, a variação da temperatura (amplitude térmica) não costuma sofrer muitas variações, estando entre 22º e 30º.
Estações chuvosas: de maio a julho e de dezembro a janeiro. Estações secas: de agosto a novembro e de fevereiro a abril.
14. Quais são os estilos musicais?
Entre as músicas mais escutadas, destacam-se alguns gêneros musicais como:
Kaseko: origem na escravidão, conhecido como um estilo de dança rápida. É composto de uma mistura de estilos da África, Europa e Américas, tendo, como instrumentos utilizados, trompete, saxofone, tambor e bateria.
Kawina: com origem na África, tendo, inicialmente, significado religioso e, após a abolição da escravidão, passado a ser parte do entretenimento musical.
Ambos os gêneros são popularmente conhecidos como estilos caribenhos.
15. Qual são as religiões?
- Protestante 23,6% (inclui evangélicos 11,2%, morávios 11,2%, reformados 0,7%, luteranos 0,5%);
- Hindu 22,3%;
- Católico romano 21,6%;
- Muçulmano 13,8%;
- Outros cristãos 3,2%;
- Winti 1,8%;
- Testemunhas de Jeová 1,2%;
- Outros 1,7%;
- Nenhum 7,5%;
- Não especificado 3,2% (dados de 2012).
Um número bastante variado de religiões que coexistem de forma pacífica e harmônica.
16. E a natureza local?
O Suriname tem, como forte característica, uma riqueza natural estendida por todo o seu território. Entre os principais rios, há o Suriname, o Corantijn (Courantyne) e o Marowijne (Maroni). Há florestas tropicais em cerca de 80% do país, sendo parte da Floresta Amazônica.
O pico de maior altitude do Suriname é o Julianatop com 1.280 metros.
17. Que animas podem ser encontrados?
Por ser uma região de florestas tropicais, há uma grande diversidade de animais no país, como papagaios, macacos, veados, antas, tartarugas, golfinhos e pumas.
Para além desses animas mais "comuns", há muitas aves exóticas e espécies raras. Uma expedição realizada em 2006, pela ONG Conservation International (CI), documentou a existência de 27 espécies que só lá existem, como um sapo fluorescente de cor púrpura.
18. As praias do Suriname são bonitas?
Embora a proximidade com o Caribe, as praias não são tão fascinantes assim. A areia, inclusive, não é branca. Muitas das pessoas costumam preferir ir para o país para conhecer as florestas, que são a parte mais exuberante em termos de natureza.
19. Qual é a melhor época para visitar o país?
O tempo costuma ser sempre muito quente, mas as épocas mais recomendadas são nas estações de tempo seco (de agosto a novembro e de fevereiro a abril).
20. Quais são principais destinos no Suriname para turismo?
Pelo fato de ter uma exuberante natureza, muitas das pessoas que buscam o Suriname estão interessadas em conhecer essa diversidade natural, sendo, portanto, um destino de ecoturismo. Assim, as reservas florestais e a capital do país costumam ser os locais mais visitados.
21. É mão inglesa na direção?
Isso mesmo! No Suriname as pessoas dirigem com o volante do lado direito. Loucura né, um pais tão pertinho do Brasil com tantas diferenças curiosas.
22. Por que muitos brasileiros moram no país?
Como vimos, o Suriname tem regiões de garimpo, não é mesmo? Então, muitos brasileiros migram para lá com a intenção de trabalhar nessa extração de minerais.
Sabia que há até um bairro em Paramaribo com o nome de Little Belém (pequena Belém)? 😀
23. Bollywood nos cinemas?
Pela diversidade étnica, com muitas pessoas oriundas da Ásia, os filmes de Bollywood (cinema indiano) acabam por ser um sucesso no país, passando na televisão e no cinema.
24. Quais são os esportistas famosos nascidos no Suriname?
Anthony Nesty (naturalizado surinamês): ex-nadador campeão olímpico nos Jogos Olímpicos de Verão de 1988 – 100 metros no nado borboleta.
Edgar Davids: ex-jogador de futebol que atuou durante 11 anos na seleção masculina holandesa de futebol.