O sistema solar abriga duas grandes categorias de planetas: os terrestres e os gasosos.
Os planetas terrestres são os quatro mais próximos do sol: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte . Eles têm superfícies rochosas, cercadas por atmosferas relativamente rasas. Já os gigantes de gás e gelo - Júpiter, Saturno, Urano e Netuno - são os mais afastados.
Eles são muito maiores que os planetas terrestres, mas seus núcleos são pequenos e gelados. A maior parte do seu tamanho é formada por uma combinação de gases que se tornam mais densos e quentes à medida que se aproximam do núcleo.
Atualmente, os cientistas contam oito planetas em geral, visto que Plutão foi reclassificado como um planetoide em 2006. E apesar das duas classificações iniciais, cada planeta é único e possui características marcantes.
Mercúrio: O menor dos planetas
Mercúrio é o menor dos planetas, e o que está mais próximo do sol. Ele gira lentamente, cerca de duas vezes para cada três órbitas em volta do astro rei.
A temperatura em sua superfície pode chegar até 426,7 graus Celsius, devido à sua proximidade com o sol. No entanto, as temperaturas em seus polos são bem frias, com cerca de -173 C. Mercúrio não tem luas e anéis, e sua atmosfera é tão fina que os cientistas a classificam como uma exosfera.
Diâmetro do planeta: 4 879 km;
Distância do Sol: 57 910 000 km;
Duração do dia: 58 dias 15h 30m.
Conheça mais sobre Mercúrio.
Vênus: Uma catástrofe do aquecimento global
O segundo planeta mais próximo do sol é Vênus, e por causa de sua proximidade à Terra, é o maior planeta visto no céu noturno.
A superfície desse planeta é bem quente, com temperaturas da superfície em torno de 482° C, que são resultado de um efeito estufa descontrolado. Sua atmosfera é formada principalmente de ácido sulfúrico e dióxido de carbono, sendo a mais espessa entre entre todos os planetas terrestres.
A densidade de sua atmosfera faz com que a pressão do ar na superfície seja 90 vezes maior que a da Terra. Essa pressão, juntamente com o calor, tornam o planeta decididamente inóspito para a vida.
Diâmetro do planeta: 12 104 km;
Distância do Sol: 108 200 000 km;
Duração do dia: 116 dias 18h 0m.
Conheça mais sobre Vênus aqui.
Terra: O nosso lar
A Terra, o terceiro planeta a partir do sol, é o único planeta conhecido por abrigar seres vivos e por ter água líquida em sua superfície. Sua atmosfera é crucial para a capacidade da Terra de suportar a vida, sendo formada principalmente de nitrogênio, oxigênio e dióxido de carbono.
Embora a superfície da Terra seja composta principalmente de água, o planeta também possui grandes massas de terra, que abrigam uma grande variedade de ecossistemas.
Diâmetro do planeta: 12 742 km;
Distância do Sol: 149 600 000 km.
Marte: O planeta vermelho
O quarto planeta a partir do Sol, Marte, foi conhecido pelos astrônomos da antiguidade como o Planeta Vermelho. A cor vermelha de sua superfície vem do óxido de ferro e ferrugem no solo.
Esse planeta é conhecido pelos grandes vulcões e vales profundos em sua superfície, e Marte experimenta frequentes tempestades de vento em todo o planeta. Algumas das características da superfície de Marte, como leitos de rios secos, sugerem a possibilidade de que já existiu água no planeta, e que ainda pode fluir abaixo de sua superfície.
A temperatura de Marte varia entre -113 a 0 C. E sua atmosfera de dióxido de carbono é muito fina, com apenas 1/100 da pressão atmosférica da Terra.
Diâmetro do planeta: 6 779 km;
Distância do Sol: 227 900 000 km;
Duração do dia: 1 dia 0h 37m.
Conheça mais sobre Marte aqui.
Júpiter: O rei do Sistema Solar
Mais longe do sol, passando por um anel de asteroides, está o maior planeta do nosso sistema solar: Júpiter, o primeiro dos planetas gigantes gasosos.
Sua característica mais visível são suas nuvens coloridas, causadas pelas enormes tempestades em sua atmosfera, que consiste principalmente de hidrogênio, hélio, amônia e gelo de água. A maior e mais distinta das tempestades já vistas, a Grande Mancha Vermelha, é maior que a própria Terra.
Júpiter também possui 63 luas e um pequeno sistema de anéis.
Diâmetro do planeta: 139 822 km;
Distância do Sol: 778 500 000 km;
Duração do dia: 9h 56m.
Saturno: O planeta anelado
Saturno, o sexto planeta a partir do sol, também é um gigante gasoso, e sua característica mais impressionante é seu complexo sistema de anéis. Mas além disso, Saturno possui também 62 luas.
Os anéis de Saturno orbitam o planeta em uma faixa fina de cerca de um quilômetro de espessura.
O interior de Saturno, assim como Júpiter, é constituído principalmente de hidrogênio e hélio. Aproximando-se do núcleo, a forte pressão transforma os gases em líquidos e, finalmente, em uma forma metálica que conduz eletricidade.
Diâmetro do planeta: 116 464 km;
Distância do Sol: 1.429.400.000 km;
Duração do dia: 10h 42m.
Urano: O planeta que gira em outro eixo
Enquanto a maioria dos planetas gira em torno de seu eixo com uma leve inclinação, o gigante de gelo Urano gira em um eixo paralelo à sua órbita. Por causa disso, cada polo do planeta fica virado para o sol por 42 anos, enquanto o outro lado fica na completa escuridão.
Urano é quatro vezes o tamanho da Terra, e cada ano nele equivale a 84 anos terrestres, de modo que ele leva mais de 30 mil dias para dar uma volta ao redor do Sol. Sua atmosfera é composta em grande parte por metano, possuindo um núcleo denso e congelado.
Esse planeta tem um fraco sistema de anéis e 27 luas em sua órbita.
Diâmetro do planeta: 50 724 km;
Distância do Sol: 2,871 × 10^9 km;
Duração do dia: 17h 14m.
Netuno: O planeta azul
Netuno é o planeta mais distante do sol e, como Urano, é um lugar muito frio, coma temperatura de superfície de -214 C. Por causa de sua distância do sol e sua grande órbita, um ano em Netuno equivale à 165 anos terrestres.
Sua atmosfera é composta principalmente de metano, o que dá ao planeta sua cor azul. Netuno tem um diâmetro aproximadamente quatro vezes maior que o da Terra, treze luas em sua órbita, e um fraco sistema de anéis.
Diâmetro do planeta: 49 244 km;
Distância do Sol: 4,495 × 10^9 km;
Duração do dia: 16h 6m.
Sol: o grande astro rei
O sol é uma estrela que está no coração do Sistema Solar, sendo de longe o maior objeto. Ele detém 99,8% da massa do nosso sistema solar e possui aproximadamente 109 vezes o diâmetro da Terra, ou seja, cerca de um milhão de Terras poderiam caber dentro do sol.
A parte visível do sol tem uma temperatura de 5.500 graus Celsius, enquanto seu núcleo atinge mais de 15 milhões de graus, impulsionadas por reações nucleares. O calor e a luz emitidos por ele que tornam a vida possível na Terra e possivelmente em outros lugares.