Hinduísmo: conheça os principais deuses indianos e suas histórias
O hinduísmo é conhecido como a religião mais antiga do mundo, e até hoje é uma das que possui mais adeptos, com mais de 1,1 bilhão de seguidores em todo o planeta.
Existem mais de 33 milhões de deuses e deusas hindus, chamados de Devi e Deva. Muitos desses deuses são avatares, ou seja, são uma manifestação corporal dos deuses imortais, como a Trindade Hindu, formada por Brahma, Vishnu, Shiva. Outros são a representação de Shakti - a Suprema Divindade.
Conheça melhor sobre os deuses indianos, seus avatares e significados:
Brahma - O deus da criação
Brahma é o deus criador do cosmos e de todos os seres vivos. É o primeiro da Trindade Hindu e visto também como deus da criatividade e do intelecto.
Normalmente ele é representado com quatro rostos, que recitam os 4 vedas - as escrituras sagradas do hinduísmo. Ele também possui 4 mãos, que seguram um rosário, um vaso de água, um livro e um lótus.
Vishnu - Deus da preservação
Vishnu é a segunda divindade da Trimúrti, a trindade hindu. Esse deus é responsável pela preservação, mantendo o universo e a vida, e sustentando-as por meio dos princípios da ordem, da retidão e da verdade.
Seus quatro braços representam sua onipotência e onipresença, e ele é frequentemente visto sentado em cima de uma serpente, simbolizando sua capacidade de permanecer em paz mesmo diante do medo.
Ele também é responsável por manter o dharma, que é o comportamento digno e justo.
Shiva - Deus da destruição
O terceiro deus da trindade hindu é Shiva, que representa a morte e dissolução. Enquanto Brahma cria e Vishnu preserva a vida, o papel de Shiva é destruir os mundos para que haja espaço para Brahma criar, mantendo um ciclo de eterno movimento.
Ele protege seus seguidores da luxúria, da raiva, ganância e da ilusão, que ficam no caminho dos homens para a iluminação divina. Shiva é frequentemente representado como um homem de cor azul, simbolizando que ele é a luz que emerge da escuridão. Já a serpente em seu pescoço representa a energia vital, chamada de Kundalini.
Shiva é também conhecido por muitos nomes, como Mahadeva, Pashupati, Nataraja, Vishwanath.
Saiba mais sobre Shiva: Quem é Shiva, o Grande Deus do hinduísmo
Ganesha - Senhor dos obstáculos
Ganesha é um dos deuses mais populares do mundo. Ele é conhecido por conceder sabedoria e sorte, removendo assim os obstáculos. Por isso, é comum orar para Ganesha no início de qualquer empreendimento ou em casamentos.
Ganesha é filho de Shiva e Parvati, e é facilmente reconhecido pela sua cabeça de elefante. Como ele é adorado por todas as vertentes do hinduísmo, Ganesha é o mais importante entre os deuses indianos.
Leia mais sobre Ganesha em: Quem é Ganesha, o deus elefante indiano da sabedoria e prosperidade
Shakti - A grande mãe
Uma das maiores vertentes do Hinduísmo, chamada de Shaktismo, acredita que a deusa Shakti também é um Ser Supremo, assim como Brahma. Shakti é considerada a força cósmica primordial e o aspecto energético das divindades hindus, sendo referida como “A grande mãe divina”.
Sua forma mais conhecida é a Kundalini Shakti, uma força psicoespiritual. Ela também pode ser chamada de "Adi Shakti" ou "Adi Parashakti".
No plano terrestre, ela geralmente se manifesta pela forma das deusas Saraswati, Parvati e Lakshmi. Essas deusas formam outra Trindade Sagrada do hinduísmo, chamada Tridevi.
Saraswati - Deusa da sabedoria
Saraswati é a deusa do conhecimento, da arte, música e sabedoria. Ela é mulher de Brahma e mãe dos Vedas.
Ela é adorada quando os devotos buscam por compreensão e conhecimento, e os cantos dedicados à ela costumam conter lições sobre como Saraswati concede os poderes de sabedoria e fala aos humanos.
Geralmente ela é retratada como uma bela mulher, tocando um alaúde e sentada sobre um lótus branco.
Lakshmi - Deusa do dinheiro e da riqueza
Lakshmi é a deusa que governa a riqueza e a prosperidade, tanto material quanto espiritual. Por isso ela é muito popular na Índia, e adorada por aqueles que possuem dificuldades financeiras.
Geralmente ela é representada como uma mulher de quatro braços dourados, distribuindo moedas de ouro ou segurando botões de lótus.
Laskhmi é uma das deusas do Tridevi, e esposa de Vishnu. Essa deusa também representa a beleza e a pureza, e sua imagem é facilmente encontrada nos lares na Índia.
Parvati - A deusa do amor e da fertilidade
Parvati é a deusa hindu da fertilidade, beleza, amor e do casamento. Ela é a esposa de Shiva, uma das deusas da Tridevi e encarnação de Shakti.
De acordo com o Sakthismo, é Parvati que está por trás da energia e do poder de Shiva. Quando acompanhada de seu marido, a deusa é representada com dois braços, porém, quando sozinha, geralmente ela apresenta quatro ou oito braços.
Kali - A furiosa mãe do tempo
Uma das formas mais ferozes de Shakti é a Kali, também conhecida como Mãe das Trevas. Sua imagem assustadora mostra uma mulher usando um colar de cabeças, uma saia de ossos e em suas mãos está a cabeça cortada de Shiva, representando a morte do maior inimigo da humanidade, o ego.
Kali também é vista como a personificação do tempo - a força que destrói tudo.
Durga - Deusa protetora
Durga é uma das representações da Mãe Divina, também conhecida como “a invencível”. Ela é representada com oito braços, que carregam armas para proteger a humanidade em todos os cantos do mundo.
Ela é destruidora do mal e protetora dos justos, sempre disposta a ajudar quem tiver bravura para enfrentar seus problemas.
Krishna - Deus da devoção
Krishna é um dos avatares de Vishnu, sendo uma das encarnações mais poderosas da mitologia hindu. Ele é visto pelos hindus não apenas como herói, mas como amigo e mestre.
Ele também é visto como a personificação do amor, da alegria divina e como Senhor do Yoga.
Krishna possui a pele azul, e geralmente é representado com uma flauta, que ele usa para seduzir as pessoas.
Rama - Modelo de ação e virtude
Rama é mais um dos avatares de Vishnu, sendo considerado o deus da verdade e da virtude. Devido à sua compaixão, coragem e adesão ao dharma, ele é visto como a personificação perfeita da humanidade.
Diferente de outros deuses hindus, acredita-se que Rama seja uma figura histórica real, cujo os feitos estão descritos no conto épico "Ramayana". O grande festival das luzes hindu, Diwali, é uma comemoração à Rama.
Hanuman - Símbolo da força e devoção
Hanuman é adorado como um símbolo de força e esperança. Visto como um exemplo de devoto, ele ajudou Rama em sua batalha contra as forças do mal, descritas no "Ramayana".
Ele é chamado em tempos difíceis, para nos lembrar do poder ilimitado que existe dentro de cada um de nós. Hanuman é representado com rosto de macaco, e os santuários dedicados à ele estão entre os mais comuns na Índia.
Conheça também os principais deuses de outras mitologias: