Conheça Ares, o deus da guerra na mitologia grega

O deus grego Ares é filho do rei do Olimpo, Zeus, e da rainha do Olimpo, Hera. É um deus bravo, impulsivo e sanguinário na mitologia grega.

Confira as características e curiosidades sobre esse deus grego!

Quem é o deus Ares?

É o deus da guerra, da ira e da força na mitologia grega. Entre as características de sua personalidade, Ares ficou conhecido como um deus guerreiro, mas que não consegue controlar os seus impulsos e a sua raiva! Por vezes, o rei da guerra é chamado de deus sanguinário.

Como conta a sua história, ele nasceu de um desejo de Hera, que não gostava da proximidade entre Zeus e a sua filha, a deusa Atena.

Hera pediu um filho forte, que pudesse ocupar o lugar de Zeus quando chegasse o momento. Esse seu desejo era reforçado por uma profecia que previa a possibilidade de um filho do casal virar o futuro rei do Olimpo!

Ares nasce belo e muito forte, mas, conforme cresce, torna-se bastante violento, causando temor entre deuses e mortais, pela sua atitude violenta e fria, sem pena dos adversários.

Pelo seu comportamento cruel, o deus grego Ares não foi muito admirado na mitologia grega. Assim, Atena, a sua meia-irmã, era muitas vezes vista como um exemplo mais justo nas guerras, sendo valorizada como uma guerreira sábia.

Atena tinha por hábito observar qual lado, na guerra, tinha mais direitos ou estava agindo de modo mais justo. Ares, ao contrário, buscava defender quem fosse mais violento. Muitas vezes, Atena tenta controlar as atitudes de Ares!

Ares não se dava muito bem com Zeus, que considerava o comportamento do seu filho intolerável.

O significado do nome do deus da guerra

O significado do nome de Ares está associado à violência. Na mitologia romana, o deus da guerra é Marte. Apesar disso, o deus romano é visto como mais tranquilo e justo do que o grego.

Filhos do deus Ares

Ares teve a maior parte dos seus filhos com Afrodite, sendo eles:

Eros: deus do erotismo e do amor;
Anteros: deus do amor devolvido;
Fobos: deus do temor, companheiro de guerra de Ares;
Harmonia: deusa da paz e da concórdia;
Deimos: deus do terror, companheiro de guerra de Ares;
Adrestia: ninfa da mitologia grega.

O deus Ares e os outros deuses na mitologia grega

Imagem da relação de Ares com Afrodite

Ares e Afrodite: Afrodite é a deusa do amor, na mitologia grega, e encanta-se por Ares. Apesar de ser esposa de Hefesto, deus dos metais, ela começa a ter uma relação com Ares e acaba por ter filhos com o mesmo.

Descubra os mitos de Afrodite, a deusa grega do amor e da beleza

Ares e Poseidon: Ares mata o deus dos mares, que estuprou a sua filha Alkippe.

Ares e Eris: Eris é a deusa da discórdia e acompanha Ares em batalhas. Em alguns dos mitos, ela é considerada também irmã de Ares.

Ares e Hades: o deus do submundo e dos mortos que apoiou Ares em alguns momentos da mitologia grega. Os dois costumavam ter uma boa relação.

Ares e Hércules: Ares perdeu uma batalha contra o semideus Hércules, que contou com a proteção da deusa Atena.

Uma curiosidade sobre Ares é que, pelo seu comportamento combativo, foi, mais de uma vez, banido do Olimpo! Entretanto, sempre recebeu a permissão para voltar depois.

As características da representação de Ares em imagens

Ares costuma ser representado nu, como um homem bonito e forte, com um elmo grego na cabeça e com os seus símbolos principais nas suas mãos. Nas suas imagens e desenhos, Ares é identificado como um guerreiro.

Outras vezes, ele também pode ser retratado como um cão, que é sua forma animal. O abutre também é visto como um animal muito especial para Ares.

Os símbolos de Ares

Armadura, lança ou espada - símbolos de guerra - são alguns dos mais comuns.

O elmo grego, que é uma espécie de capacete que fica na sua cabeça, também é um símbolo famoso.

Os poderes do deus Ares

Os poderes do deus grego estão associados à guerra: poderoso em combates, capaz de matar um mortal com um grito, reanimar cadáveres da morte e espalhar sentimentos de agressividade a combatentes de guerra.

Apesar de Ares ser visto como um deus forte, ele, na verdade, era muitas vezes mais fraco que Atena. Quando sofria ataques, chorava e gritava muito! Assim, na Guerra de Troia, as fraquezas de Ares se mostraram evidentes, pois o seu gosto por combate era maior que a sua força real.

Uma curiosidade é que o deus grego Ares, pelo seu comportamento, não era muito popular pela Grécia. O único local que o admirava mais era Esparta, uma cidade conhecida pela força em batalhas.

Gostou de ler mais sobre o deus violento da guerra? Se quiser conhecer outros conteúdos sobre o tema, recomendamos:

Atena: as principais características da deusa grega da sabedoria

Este conteúdo foi útil?
Obrigado. Como podemos melhorar ainda mais?
Como podemos melhorar?